31 agosto 2010

Nossas ações podem moldar o futuro das crianças

"O Universo funciona sob o princípio da interdependência, e os sistemas e subsistemas são inerentes à sua existência. Os sistemas afetam os subsistemas, e os subsistemas por sua vez afetam os sistemas. Você pode observar esse princípio funcionando nas diferentes civilizações, nações, comunidades organizações e famílias.

No contexto da educação, a sociedade simboliza o sistema e a escola o subsistema. O tipo de sociedade que vai se desenvolver depende da forma e estrutura da educação que é dada nas escolas.
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Uma centena de escolas ruins pode influenciar e criar o caos na sociedade. E uma vez que o sistema é muito grande, qualquer tentativa de provocar uma mudança nele pode se revelar uma tarefa colossal. Mas é sempre possível atuar nos subsistemas chamados ‘escolas’ de modo a fazer essa mudança acontecer no mundo.

Como educadores cada um de vocês carrega a responsabilidade sagrada de fabricar um sistema educacional efetivo, que não só prepare os estudantes para enfrentar os desafios da sociedade, mas que possa também moldá-los para se tornarem seres-humanos com um maior sentido de valor e liberdade interior.

Nutra a criança com o maior cuidado e atenção possíveis, de tal forma que se torne natural a ela retribuir amor.

Ajude a criança a aceitar suas falhas, de modo que ela naturalmente vá ganhando forças para enfrentar os desafios da vida.

Confie na criança, para que ela também aprenda a confiar.

Abrace a criança quando ela cometer algum erro, de modo que ela aprenda a bela arte do perdão.

Acima de tudo, ensine a criança a necessidade de ser íntegra com ela mesma. Ensine-a a confrontar as suas emoções, pensamentos, insuficiências e incapacidades. A verdade dá à criança um enorme poder, coragem e inteligência para lidar com a vida.

Naturalmente, ao longo da vida, você verá essa criança florescer em um ser bem sucedido. Lembre-se: não dê apenas conselhos, mas viva aquilo que você aconselha – para que dessa forma a criança possa aprender com você.

Como professores, quem vocês são pode moldar o futuro das crianças, porque elas se tornam aquilo que elas vêem.

Um modelo apropriado ajuda a gerar o tipo adequado de pensamento na criança. E os pensamentos moldam as nossas ações.

Ações repetitivas dão origem aos hábitos.
Hábitos moldam os nossos valores.
Os valores moldam o nosso caráter.
E o nosso caráter molda o nosso destino.

Sendo essa a origem de um grande destino, seja então tudo aquilo que você prega." (Video da World Oneness TV, "Sri Bhagavan on Systems and Subsystems")

"The Universe runs on the principle of interdependence. Inbuilt into its existence is the system and the subsystem. The system affects the subsystem and the subsystem in turn affects the system.

You find this principle running through civilizations, nations, communities, organizations and families.

In the context of education society symbolizes the system and the school the subsystem. The kind of society you are going to have depends on the form and structure of education that is imparted in schools.

One hundred bad schools can influence and create chaos in society. The system being very vast, any attempt to bring about a change, might prove to be a colossal task. But, we can always work on the subsystem called schools to make this transfiguration happen in the world.

As educators, every one of you carry the sacred responsibility of fabricating an effective educational system that not only equips students to meet societal challenges, but that which molds them into human beings with a greater sense of value and inner freedom.

Nurture the child with utmost care and concern so that it becomes natural for the child to reciprocate love.

Help the child to accept its failures that it naturally gains strength to face life's challenges.

Trust the child so that it also learns to trust.

Embrace the child when it wrongs, so that it learns the beautiful art of forgiveness.

Above all teach the need to be integral to itself, that the child learns to confront its emotions, thoughts, inadequacies and inabilities.

Truth will empower the child with enormous power, courage and intelligence to handle life.

Naturally, through the course of life you would find the child flowering into a successful being. Remember, it is not for you just to advise, but to live what you advise for the child to learn from you.

As teachers, who you are would model their future for they become what they see.

An appropriate role model would help in generating the right kind of thoughts in the child and thoughts shape one's action.

Repetitive actions give rise to habits.

Habits shape one's values.

Values shape one's character.

And character molds destiny.

Such being the cause of a great destiny, be what you preach."

(World Oneness TV Video, "Sri Bhagavan on Systems and Subsystems")

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